Como tratar a Cochonilha branca

A Cochonilha é um hemíptero e inseto, muito pequeno, que pode medir até 3 milímetros, a sua cor é branca e é considerada um parasita para as plantas. Quando este entra em contacto com as plantas pode prejudicà-las, alimentando-se delas, facilitando o ataque de fungos e atraindo outro tipo de insetos como formigas. É importante ter em conta que existem outros tipos de cochonilha que tendem a atacar outro tipo de plantas.

A cochonilha tende a aparecer quando as plantas estão mais débeis, como quando são mal transplantadas ou podadas de forma incorreta, mas podem surgir noutras situações. Este inseto prefere ambientes secos por isso outra das razões para que ele apareça poderá ser a falta de hidratação das plantas.

Como detetar

Este organismo é fácil de detetar a olho nu, tal como os seus efeitos, mas para quem não conhece poderá ser difícil de identificar. Sendo pequenos é mais fácil procurar por pontos brancos. Quando em quantidades grandes acabam por formar manchas brancas o que facilita a sua identificação. (ver imagem abaixo)

Cochonilhas” by Cín is licensed under CC BY-NC 2.0.

Eliminar a cochonilha

Há várias formas de tratar esta praga, desde soluções caseiras às mais industriais. Das soluções caseiras é comum a utilização de álcool, detergente ou água quente. Sendo estes aplicados através de um borrifador ou através de pontas de algodão (cotonetes) de forma localizada. Formas mais eficazes de tratar esta praga geralmente são a utilização de terra de diatomáceas ou o uso de insecticidas. A nossa recomendação e preferência por ser a forma mais comum que utilizamos é mesmo a tera de diatomáceas por ser um produto natural e bastante eficaz no tratamento deste problema. Por vezes utilizamos-a na forma que vem embalada, outras misturamos com água e borrifamos na planta ou no local onde o inseto atacou.

Seleccione um ponto de entrega